terça-feira, 21 de junho de 2016

O que é a biomassa lignocelulósica?

1 BIOMASSA LIGNOCELULÓSICA 


    Denomina-se biomassa qualquer tipo de matéria orgânica proveniente de fontes vegetais ou animais. São recursos renováveis, formados periodicamente, e não tem o tempo como fator limitante à produção, como acontece com os combustíveis fósseis. 

   A biomassa lignocelulósica compreende os resíduos agroindustriais e a matéria orgânica provenientes diretamente de fontes vegetais ou resultantes de seu processamento. O aproveitamento e reciclagem de tais resíduos podem reduzir os problemas ambientais resultantes de sua disposição inadequada na natureza, agregar valor aos subprodutos da agroindústria e valorizar os recursos naturais ou culturas de determinada região. As estratégias de aproveitamento da biomassa lignocelulósica incluem processos de gaseificação, métodos de produção de calor e eletricidade (cogeração), recuperação de energia de resíduos sólidos urbanos e gás de aterros sanitários, produção de biomoléculas de interesse industrial; e a obtenção de bioetanol, que visa diminuir a utilização de combustíveis fósseis, assunto de grande interesse na atualidade.

  Os materiais lignocelulósicos são constituídos de estruturas duras e fibrosas, compostas principalmente pelos polissacarídeos celulose e hemicelulose (aproximadamente 70% da massa seca), intercalados por lignina, uma macromolécula composta de álcoois aromáticos. A lignina encontra-se fortemente unida aos polissacarídeos por ligações covalentes e hidrogênicas. Dependendo da origem do vegetal, podem ser encontrados nos materiais lignocelulósicos pequenas quantidades de resinas, ácidos graxos, fenóis, taninos, compostos nitrogenados e sais minerais de cálcio, potássio e magnésio. A Figura 1 exibe a estrutura lignocelulósica.

Figura 1 - Estrutura lignocelulósica


                                                                           (Fonte: Zampieri, 2011) 

      Os processos que empregam a biomassa lignocelulósica na elaboração de produtos e insumos são desenvolvidos de forma se obter aproveitamento máximo da biomassa com o mínimo de custo em unidades produtivas denominadas biorrefinarias.






Um comentário:

  1. Titanium Athletics' goal-scoring game has led to
    › virtual-academy › virtual-academy Aug 14, 2018 is titanium a conductor — Aug 14, 2018 The titanium for sale goal-scoring titanium bolt game has led 2021 ford escape titanium hybrid to several significant improvements, including the use of titanium plumbing advanced graphics and

    ResponderExcluir